terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

     Depois de pegar 2 tempestades de areia e passar pela desorganizada e burocrática aduana de SPA (São Pedro do Atacama) chegamos no oásis do deserto. Logo depois da aduana fiz câmbio e troquei dinheiro do Tio san por pesos chilenos...circulando em SPA percebi que tinha uma rua só de casas de câmbio (aprendemos na porrada!).
     SPA é uma cidade no meio do deserto e alimentada pelo rio São Pedro. Uma cidade rústica com uma população variada: bolivianos, chilenos, indígenas, europeus, argentinos...povo até que é hospitaleiro. A cidade tem ruas de "chão batido" e muito cachorro solto (acho que é sagrado lá!) todos muito grande e bem alimentados! Muitos bares, restaurantes, lojas de turismo, lojas artesanato...uma cidade para turista.
      O visual rústico confere certo "misticismo" nessa cidade com várias atrações turísticas - muitas delas "enlatadas" bom para turista ver.



      Olha a elegância desta cadela. Será uma cadela santificada?
     Praça central, é proibido o tráfico de veículos! Os carabineiros estão de olho...

     Ficamos mais tempo em SPA o que propiciou tempo (mas não dinheiro kkk) para curtir as atrações do lugar. Lógico que conferimos a cerveja e chopp local pois no deserto pede-se para hidratar hora em hora! (ps: chopp é 95% água viu!). Bom, pela simbologia representada pelo dedo médio da mão percebe-se que a bebida local não estava boa! 

     No entardecer, o Nelson com anos de experiência em mototurismo conseguiu localizar (no cheiro!) o melhor filé de salmão com quinoa e vegetais de SPA! Dizem que salmão possui propriedades reparadoras de colágeno e elastina - traduzindo é bom para pele! A pele mais afetada não foi a do rosto, certamente foi de outro lugar...devido as horas de pilotagem! 

D-E-L-I-C-I-O-S-O!

     Uma dica aos motoandantes: ingestão de pelo menos 4 litros de água por dia é recomendável, refeições leves, leve protetor labial e solar, leve rinosoro ou soro para hidratar o nariz e fique no Hotel La CAsa de Mireya. Deixe pelo menos 2 dias para SPA!
      

Um comentário: