Gral. Güemes e San Salvador de Jujuy
A paisagem começa a mudar nas proximidades de Gral. Güemes e San Salvador de Jujuy. As montanhas começam a tomar cores diferentes...os olhos sucumbidos pelo encanto da escala multicolorida dos minerais.
O silêncio das montanhas e cordilheiras é quebrado pela sinfonia dos roncos dos máquinas que rasgam as curvas e desfiladeiros. Cactos Wachuma interferem na paisagem demonstrando a força da adaptação e sobrevivência das espécies: Quem aquenta temperaturas diurnas acima de 40°C e noturnas inferiores à - 20°C, sem água e nutrientes! Por isso os indígenas locais contemplam este vegetal e nomeiam-no como sagrado - Xamanismo.
O mototurismo é naturalista! Aliás uma pitada de Émile Zola e Auguste Comte é necessário para descrever as características físicas e biológicas de cada segmento percorrido. Aluísio de Azevedo, sem o mulato, iria sentir inveja tantos "sons", "cheiros", "cores","sensações" e "percepções" para descriminar e narrar - conjunto que este tipo de TRIP oferece! Parafraseando um desconhecido: "...motociclista faz parte da paisagem..."
Meus neurônios agradecem, são tantas informações registradas...quanta dopamina gratuíta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário