terça-feira, 25 de dezembro de 2012

CHEGANDO EM TILCARA

TILCARA: Meu 1º mal da altitude!

     Tilcara está localizado a 84 km da capital da província San Salvador de Jujuy, ao lado da estrada Nacional 9 - RUTA 9, cerca de 2.500 m acima do nível do mar, no ínicio da elevada cordilheira dos Andes. Esta cidade é uma referência em história pré-Inca, representada muito bem pelas ruínas de Pucará.
     A chegada a Tilcara foi um pouco conturbada - decorrente do mal da altitude, esgotamento físico e obras nas imediações. Chegamos a parar no acostamento e olhamos para uma forquilha na rodovia e pronunciamos a célebre frase: "devemos ir para direita ou para esquerda?"
     O grande problema estava por vir: temporal armando + anoitecendo + dificuldades visuais ( o meu olho direito não funciona!). Decidido, acertamos o caminho. Chegando perto de Tilcara (os Argentinos tem dificuldade de mensuração, quando se aproxima de uma cidade as placas começam a aumentar a distância! E não é piada!). 
      Nesse dia fiquei esgotado e até comprei "chão". Minha perna estava sem forças e não consegui sustentar a moto e caí parado - puro esgotamento físico associado a mal da altitude - LADRÕES DE OXIGÊNIO!.O que eu queria era um coquetel de Eritropoetina na veia!
     Minha pilotagem só ocorreu porque o companheiro Leandro foi na frente e eu segui a lanterna da moto dele (valeu!). No meio do caminho um rio de lama escorria pela montanha - dias depois soubemos que aquela rodovia foi soterrada pela avalanche de lama (confira a foto com o caminhões soterrados). Foi tenso! A moto do Leandro deu uma rabiada...era lama para todo lado!
     Chegando em Tilcara...

     Já em Tilcara, o corpo pedia o primeiro "pulgueiro" para pernoitar. Encontramos o Hotel Tilcara :CARO E COM SERVIÇO RUIM - ALÉM DE SUJO - administrado por indígenas. Quer saber o preço? 100 dólares. A cidade lembra cidades do "velho oeste americano" - dica: se você é fresco não vá! É viagem para aventureiros!


      Neste dia não passei bem à noite (surpresa: vou falar isso nas aulas kkk), o processo de aclimatação depende de cada corpo. Devia ter treinado mais atividades aeróbicas! A parte muscular sobrou na pilotagem...o que faltou foi hemácias! Já tinha experiência em aclimatação quando pilotei no México nos arredores de Chichén Itzá...mas casa de ferreiro; espeto de pau!
      O jantar fiz tudo errado: comi um excelente filet com purê de batata doce regado a um molho de cerveja preta e amêndoas - um vinho regional cabert sauvignon para acompanhar - Poxa, foi feito por um chef! Espero que nenhum fisiologista esteja vendo isso kkkk! (Ps: Em altitudes elevadas pede-se o consumo de carboidratos e evitar o consumo de álcool. O álcool é um depressor do sistema nervoso central e nessa altitude o corpo luta para elevar a FC, FR...aí já viu!). 

      D-E-L-I-C-I-O-S-O!

     


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