terça-feira, 14 de julho de 2015

Região de Montevidéu

Pouco conhecido no Brasil, Artigas foi um dos personagens mais enigmáticos na história de nossos vizinhos. Figura central nas lutas pela independência da América, ele é considerado o herói nacional do Uruguai - e um dos poucos mitos latino-americanos que mantêm a boa fama, quase 200 anos após sua morte. 


Até hoje, turistas brasileiros se espantam com a atmosfera solene que reina no túmulo de Artigas, situado no centro de Montevidéu; e uruguaios de todas as idades enchem os pulmões para entoar a canção Don José, homenagem ao "Prócer de la Patria" composta por Rubén Lena na década de 1960. 


Bustos de Artigas podem ser encontrados até em cidades brasileiras na fronteira com o Uruguai - região que, por sinal, Artigas invadiu em suas guerras contra o império luso-brasileiro. Em parte, a história justifica esse respeito longevo, mesmo entre adversários. 

"Ele defendeu a liberdade civil e religiosa em toda a sua extensão imaginável - e suas ideias se parecem de forma surpreendente com a defesa atual da diversidade multicultural", diz o historiador uruguaio Nelson Caula, autor da biografia Artigas Nemorañé, lançada em 2012. "Não é exagero dizer que o Uruguai laico e liberal deste início do século 21 seja, em grande parte, herança de Artigas."

 Acredito que a diversidade cultural e a preservação das estruturas antigas deve estar relacionado com a formação étnica-cultural do povo uruguaio. Eles preservam a história e a cultura nos monumentos espalhados pela cidade...

Mesmo não gostando desse tipo de lugar tento levar algo de bom de Montevidéu. Eu não hospedei nesta cidade porque fujo dos pensamentos que remetem a vida estressante de São Paulo, Santos e Ribeirão Preto. Acho que um dia superarei isso e desfrutarei dessa "doidera" de cidade grande...será?

Aguardem o próximo post...abraços

2 comentários:

  1. Excelente texto... Que vontade de ter tempo e $$$ para estender o Projeto Chuí até o Uruguai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falcon, no meu estilo "easy rider" e conter os gastos com refeições diurnas modestas e jantares um pouco mais requintados ficou cerca de 600 dólares e mais uns 500,00 reais no cartão crédito internacional para 7 dias. Voltei com 2600 pesos uruguaios que troquei em uma casa de câmbio em Santos...mas foi bem planejado as finanças da trip.

      Excluir