quinta-feira, 30 de julho de 2015

Perto de 33: Início da trip para o Uruguai

Viagem para as cidades do Uruguai pelo interior. Nesta trip você poderá acompanhar as paisagens que fazem parte deste belíssimo cenário de fazendas, montanhas quadradas e geradores de energia eólica.

As rotas pelo interior são tranquilas e valem a pena!

domingo, 26 de julho de 2015

Grupo de Amigos

Este seleto grupo de amigos motociclistas compareceram no aniversário do Griffus MG e novamente puderam provar do melhor fermentado de água, malte e lúpulo. 

Os Dogs foram recebidos pelo Fredi e Betina, ícones deste seleto MG da belíssima cidade de Pomerode-SC. 

Nossos corações estavam cicatrizando nesta festa, mas esperamos que em breve as marcas deixadas pelos irmãos abatidos nas fatalidades da "estrada da vida" se transformem em doces lembranças e que estes encontros sejam marcados pelas rizadas dos que partiram para um plano maior. 





Não levamos nada deste mundo! Portanto, devemos curtir a vida.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Punta del Leste, hotel e casino

Punta del Leste fica a 134 km de Montevideo, capital do Uruguai e é o balneário mais famoso do país. Repleta de belas casas e jardins, Punta esquenta no verão, quando chegam os turistas de todas as partes do mundo em busca de praias e diversão. O urbanismo da cidade é robusto e chega lembrar cidades como Miami e Beverly Hills. 
Procurando o Hotel, encontrei algumas ruas com mansões magníficas. Cada mansão possui um nome, ao invés de números...coisa chique!
Jantei no Conrad que mais parece um shopping...bem tranquilo e muito seguro. Os seguranças não gostaram das minhas filmagens heheh.

FORTALEZA DE SANTA TERESA

A Fortaleza de Santa Teresa que conta um pouco da história do Uruguai.O forte tem o formato  Pentagonal(acompanhe no vídeo a volta que fiz ao redor do forte) com cerca de 640 metros quadrados e sua construção foi iniciada em 1762 pelos portugueses, mas em 1763, ainda em construção, ele foi tomado pelos espanhóis comandados pelo Governador D. Pedro Cevallos, o mesmo que, posteriormente invadiria a cidade de Rio Grande no Rio Grande do Sul e a Ilha de  Santa Catarina em 1777.

COLONIA DEL SACRAMENTO FILME

     A primeira estadia no Uruguai foi em Colônia del Sacramento, depois de ter desistido de Montevidéo. Colônia é considerada Patrimonio da Humanidade, ela tem a história o seu maior tesouro. Grande parte da história de Colônia, a cidade mais antiga do país e a que melhor conserva seus monumentos históricos,alguns em pé desde o século XVII.
     O português Manuel Lobo fundou Colonia del Sacramento em 1680no marco das constantes lutas entre Portugal e Espanha pelo domínio do Río de la Plata. Lobo, Governador de Rio de Janeiro, tinha sido encomendado pelo Principe Pedro II de Portugal para criar um forte para a defesa na costa do Rio de la Plata. A península de San Gabriel, sobre a qual se elevou a cidade, era um ponto estratégico já que desde ali se exercia o controle sobre as entradas aos RiosUruguay e Paraná.
     Desta forma, a “Nova Colonia do Sacramento” se converteu na primeira colônia portuguesa da região, o qual deu a cidade um caráter singular entre as cidades de Río de la Plata, tanto no seu desenho como em sua arquitetura, os atrativos foram resumidos nas fotos e vídeos que fiz nos dias que fiquei em Colônia.

Montevidéu a Piriápolis

Este vídeo mostra os pontos mais interessantes da viagem do Uruguai nas regiões de Montevidéu a Piriápolis. 
Visitei a CasaPueblo em Punta Ballena.  Carlos Páez Vilaró, o grande artista uruguaio que projetou a famosa CasaPueblo em uma encosta belíssima de Punta Ballena, ao lado de Punta del Leste no Uruguai





DUAS MÃOS - Chile e Uruguai

Em uma das expedições que fiz, visitei a famosa “mão do deserto”
que fica em

pleno deserto de Atacama, no Chile, junto da rodovia panamericana, uma
gigantesca mão ergue-se cerca de onze metros acima do solo arenoso. Na verdade
apenas os dedos e uma parte da mão são visíveis; o pulso, o braço jazem abaixo
da terra e dão-nos uma ideia do tamanho colossal do resto do corpo a que
pertencem. Mas a ilusão não passa disso mesmo. Trata-se de uma escultura
monumental do chileno Mário Irarrázabal feita de concreto reforçado com aço,
tal como se fosse um edifício, ali colocada ostensivamente desde 1992. Mas esta
obra não é um caso isolado, que pude conferir nesta expedição que fiz no ano de
2015.
A mão de praia brava situa-se na cidade uruguaia de Punta del
Este, teve lugar uma workshop de escultura ao ar livre. Vários
artistas participaram no evento, entre os quais um jovem chileno de nome Mário
Irarrázabal, que escolheu a praia para construir o seu trabalho em 1982.


A minha missão era conhecer as duas mãos! Assista o vídeo:


terça-feira, 14 de julho de 2015

Região de Montevidéu

Pouco conhecido no Brasil, Artigas foi um dos personagens mais enigmáticos na história de nossos vizinhos. Figura central nas lutas pela independência da América, ele é considerado o herói nacional do Uruguai - e um dos poucos mitos latino-americanos que mantêm a boa fama, quase 200 anos após sua morte. 


Até hoje, turistas brasileiros se espantam com a atmosfera solene que reina no túmulo de Artigas, situado no centro de Montevidéu; e uruguaios de todas as idades enchem os pulmões para entoar a canção Don José, homenagem ao "Prócer de la Patria" composta por Rubén Lena na década de 1960. 


Bustos de Artigas podem ser encontrados até em cidades brasileiras na fronteira com o Uruguai - região que, por sinal, Artigas invadiu em suas guerras contra o império luso-brasileiro. Em parte, a história justifica esse respeito longevo, mesmo entre adversários. 

"Ele defendeu a liberdade civil e religiosa em toda a sua extensão imaginável - e suas ideias se parecem de forma surpreendente com a defesa atual da diversidade multicultural", diz o historiador uruguaio Nelson Caula, autor da biografia Artigas Nemorañé, lançada em 2012. "Não é exagero dizer que o Uruguai laico e liberal deste início do século 21 seja, em grande parte, herança de Artigas."

 Acredito que a diversidade cultural e a preservação das estruturas antigas deve estar relacionado com a formação étnica-cultural do povo uruguaio. Eles preservam a história e a cultura nos monumentos espalhados pela cidade...

Mesmo não gostando desse tipo de lugar tento levar algo de bom de Montevidéu. Eu não hospedei nesta cidade porque fujo dos pensamentos que remetem a vida estressante de São Paulo, Santos e Ribeirão Preto. Acho que um dia superarei isso e desfrutarei dessa "doidera" de cidade grande...será?

Aguardem o próximo post...abraços

Colonia del Sacramento

Neste dia visitei os pontos turísticos da cidade. A pousada que fiquei estava a poucos metros da muralha e farol...fácil para encontrar.

Durante o passeio é possível conhecer a história da imigração portuguesa e a influência nas construções. A cidade é bem limpa e organizada e lembra as cidadezinhas da Europa, calmaria total e que aponta para reflexões e um bom vinho.


E até a Pérola Negra (PN) aproveitou para fazer uma amizade...
No próximo post falarei mais...aguardem!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Uruguai 2

     Acordei bem cedo para ir direto até Montevidéu. Fiz a "imigracion" em Rivera e acabei fazendo câmbio com os cambistas que estavam na área...na estrada parei em uma guarita policial para fazer a conferência dos documentos da moto e carta verde. DETALHE: O guarda nem abriu a carta verde! Ele começo perguntar da moto e aí envolvemos até os caminhoneiros na discussão técnica sobre as vulcans que rodam no Uruguai...
     No meio do caminho, perto de Tucuarembó parei em um posto da ANCAP e completei com a SUPER DE 97 octanas. A moto ficou esperta e MUITO BEBERRONA! Na prática o motor ficou mais silencioso, não escutava aquele som metálico/áspero de motores movidos a álcool e mais esperta nas acelerações e retomadas.
    A velocidade final da moto não sofreu alteração...dá cerca de 170 km/h de final o que não é grande coisa...mas eu raramente faço "top speed". A minha velocidade de cruzeiro foi de 130 km/h nas estradas que cortam as fazendas.
     Acabei não tirando fotos de montanhas quadradas da região de Tucuarembó. Não sei se elas são paisagens naturais ou foram modificadas para plantio, na próxima vez irei registrar estas imagens...
     Quando cheguei em Montevidéu fui procurar hospedagem, Tinha em mãos uma relação de hotéis indicados por terceiros e não achei nada que justificasse pagar quase 90 dólares. A cidade é um misto da baixada santista com a muvucada de São Paulo as 18 horas da tarde de uma Sexta-feira. Os "encantos" cosmopolitas não me atraem...irritam!
     Acabei indo para Colonia Del Sacramento, hospedei na pousada El Caputto. O recepcionista com cara de sem graça e apático fez um big apartamento a 90 OBAMAS. Achei caro para o propósito da minha trip "easy rider"! Sorte que a a pousada possui uma infra-estrutura excelente e deixaram quase 1 litro de um shampoo para cabelos no meu quarto. Acabei julgando que era para lavar a PN que estava suja com o barro brasileiro, difícil de tirar...lavei a PN com esse shampoo heheheh

...continuo amanhã fiz mais de 1000 km hoje e estou um "bagaço"!




Nessa noite pedi um vinho Mont Senhor Tannat da região de Canelones e um bife de chorizo no ponto...A salada tinha devorado e não sobrou nada para fotos. O método de preparo da carne grelhada é bem interessante, a grelha possui uma calha que escorre a gordura e água e devolve para carne o aroma. Com a lenha eles preparam o carvão e as brasas são utilizadas para assar a carne. É um trabalho artesanal e muito rústico que vale a pena ser conferido e degustado.




Depois de uma trip puxada...a cama é a melhor amiga.
Fiquei nesse quarto na frente da piscina. Era um apartamento de 1 dormitório muito confortável.

Instalações da pousada justificam o preço de 90 obamas...pesquisei pousadas da região e encontrei um hostel a 60 obamas. Se analisarmos este valor, até que o preço está coerente visto que o conforto para um viajante abastece o ego e dá motivação para seguir em frente no dia seguinte.



Uruguai 1

      Essa trip já foi ensaiada anteriormente e por causa de compromissos de trabalho e problemas de última hora tive que abortar a aventura. 
     Nessa viagem não planejei nada e fui rodar no estilo "easy rider" com uma dor no peito de ter deixado a família para trás...a esposa tinha concurso e as crianças estavam no período de provas.              Peguei a moto (sempre revisada e com pneus prontos para qualquer expedição!) e fui em direção ao Uruguai, precisamente Rivera. Esta cidade uruguaia faz divisa seca com a cidade chamada  
Santana do Livramento, que recebe turistas que fazem compras nos "free shops".
     Fiquei no Hotel Verde Plaza e paguei R$ 119 reais mais 15 dilmas para garagem, afinal a Pérola Negra (PN) deve estar bem guardada! A atendente Mirian (mesmo nome da atendente do Hotel Aconcágua em Sans Pennã) foi atenciosa e prestativa...esse nome tem poder! hahahah
     Nessa noite jantei no restaurante que é um buffet "por quilo" a R$ 37,00/kg. Tomei meio litro de vinho tannat que é vendido à granel (25 dilmas) e 1 água ( 4 dilmas). 
     A PN gastou R$ 130 reais nas abastecidas perto dos 23 km/l andando entre 110 a 130 km/h. 

Segue umas fotos da trip. Em breve atualizo com mais fotos e até tabela excel de gastos, km, rotas....