sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

COM QUAL MOTO DEVO IR?

COM QUAL MOTO DEVO IR?
     Nas discussões técnicas uma pergunta pertinente ao mundo "motociclístico" é a moto. Acredito que devemos tomar como ponto de partida os anseios pessoais e o que uma longa expedição representará para o piloto.
     Há algum tempo atrás um amigo me convidou para ir para a Cordilheira dos Andes de scotter 125. Já tinha lido relatos de muitos pilotos/aventureiros que foram de turuna para o méxico mas cada pessoa "dá" um sentido para sua aventura. Preventivamente eu acabei comprando uma burgman 125 e fiz um ensaio partindo de Ribeirão Preto para o centrão Brasil: Goiás...quase 3 mil km de puro sofrimento físico kkk!

     De antemão, antes de opinar sobre esta trip, falo que esta motocicleta é excelente para o propósito que ela foi concebida e não tem para ninguém! Na época fazia compras no supermecado (cabia muita coisa graças ao baú de 45 litros, baú embaixo do banco, porta luvas, piso reto e ganchos), ia aos bancos, trabalho...ela é muito prática e confortável para os grandes centros e as rodinhas pequenas são conpensadas pelo amortecedor muito eficiente - o câmbio CVT é um regalia. Nos sinais raramente ficava para trás e em rodovias conseguia manter 90 km/h (no talo!)
    Agora para longas viagens é inadequada - qualque motivo que se atrele à expedição pode ser considerado um PLANO DE SUPERAÇÃO DE LIMITES DO CORPO HUMANO. No meu caso como meu ritmo em rodovias é acima de 110 km/h, acabou virando  um martírio!
                                          Em Uberada-MG fazendo um "pit-stop"!
      É oportuno algumas indagações sobre os objetivos da viagem e adequação da motocicleta. Muitas vezes vejo alguns colegas "sonharem" demais - principalmente quando assistem filmes do tipo "diários de motocicleta"(rs!). Mas o sonho pode virar pesadelo se não for bem planejada( eu não me refiro a acessórios, mapas, aquisição da moto - FALO DA REPRESENTAÇÃO desta trip para MENTE do piloto!) acredito que este planejamento deve estar livre de "âncoras" que seguram o motoandante à brasões, marcas, modelos... 
                                          Pantanal com a moto certa: trail de 1/4 cilindrada

                                          Indo para Serra da Canastra via "mato" com a moto
                                          errada. Perdemos uma peça no meio do caminho!
                                          Nessa hora foi bom ir com a patroa, pois alguém precisa
                                          procurar a peça! kkk
     Outra coisa é que este veículo não deixa de ser um capital - até porque tem valor de venda! Então para quê ir com um veículo inapropriado para uma expedição? Para moer a "máquina"? Não vejo sentido nisso já que é possível ir com motos específicas para cada tipo de terreno e que certamente não serão d-e-t-o-n-a-d-a-s.
      
                                        Na região de SErra Azul fazendo uma trilha na
                                         Chanflora...com a moto certa!

  Veja que cada pessoa dá um sentido para a trip! Mas uma coisa é certa: todas as experiências são válidas!




4 comentários:

  1. Æ!!

    Eu já peguei as estradinhas de terra de Delfinópolis (ali perto da serra da canastra) de Dragstar. Estávamos com uma Virago, uma Dragstar e uma Mid nas estradas de terra e fizemos o caminho de boas, mas realmente não é uma tarefa fácil :P

    Há braços

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  2. É isso aí PotHix...mas dá dó delas hehe

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  3. Grande Mestre Matsuda,

    cara um puta tema, você seguiu o lema punk mesmo, "do it yourself"... adorei essa de testar uma burgman ao convite do amigo...

    Essa é uma dúvida comum, e os "xiitas fundamentalistas" aqueles adeptos de certas marcas como religião são uma tristeza...

    Parabéns...

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  4. Ando que nem a banda Ramones...culturalmente diverso! Sou averso a time de futebol, política, religião e qualquer coisa que engessa o princípio de mudança mental. Nos enunciados de Charles Darwin, sobre evolução, as espécies que ousaram e saíram da mesmice, sofreram evolução...o resto morreu! Quanto a burgman eu não poderia sair jogando pedra sem testá-la. Eu sempre tinha utilizado a scooter para trabalho...mas o colega queria ir para o Chile! Foi nessa época que tive um "estalo" e "me encontrei" e reconheci que a representação do "objeto" moto transcende a definição de "locomoção de 2 rodas" e migra para GOSTO.
    O colega curte testar o corpo, quebrar as pernas e a coluna, sentir dor, superar e provar algo e manter-se vivo/remendado para depois fazer uma festa de 800 e 1 milhão de km rodados para os amigos baterem palma...o famoso tapinha nas costas! Eu, vivo a vida para sair com a motoca, cheirar os fedores da estrada, conversar com o povo, rodar sei lá o que e quanto km percorridos... e viver...esse papo de motociclismo vai longe...

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